quinta-feira, 14 de junho de 2012


sábado, 17 de março de 2012

AL realiza exposição “Juazeiro do Norte: Floro Bartolomeu e a Virada Política”



e26eae0fe5e1bf16404637e19c0f95b4_XL
A Assembleia Legislativa do Ceará homenageia Juazeiro do Norte, cidade que completou 100 anos de emancipação política em julho de 2011, com a exposição Juazeiro do Norte: Floro Bartolomeu e a Virada Política. Iniciativa do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). A mostra será aberta dia 16 e segue até 23 de março, no hall do prédio Governador César Cals, da AL.


"Mesmo com a influência do Padre Cícero e a habitual ênfase de sua importância nos estudos e trabalhos sobre Juazeiro, ressaltaremos nesta exposição o papel de Floro Bartolomeu, no âmbito do processo político em que a cidade foi inserida, ao longo das três primeiras décadas do século XX", explica o presidente do Malce, Osmar Diógenes.

A exposição, que também presta homenagem à população do município, reúne 20 paineis, distribuídos em temas, que falam da independência, sediação de Juazeiro, conhecida como Guerra de 1914, além de apresentar cópias de documentos e jornais da época. Segundo o historiador do Malce, Paulo Fernandes, parte do que será mostrado na exposição está no acervo dos pesquisadores de Juazeiro do Norte,  Daniel Walker, Renato Cassimiro, Raimundo Araújo e Paulo Machado. Ele destaca ainda o apoio recebido da Comissão do Centenário de Juazeiro, por meio de Geraldo Menezes Barbosa.

A mostra, que também homenageia a população da Cidade, faz uma breve análise do contexto político em que a cidade estava inserida nas primeiras décadas do século XX. Propõe também pensar a história de Juazeiro sob a influência política e administrativa de Floro Bartolomeu da Costa, médico baiano que participou das principais decisões locais entre 1908, quando chegou a Juazeiro, e 1926, ano de sua morte. Além da homenagem ao centenário da cidade, a mostra oferece ao público, a produção de inúmeros estudos e eventos sobre a história de um dos principais destinos religiosos do Brasil.

Em pouco mais de 100 anos, Juazeiro do Norte se tornou uma das maiores cidades do Estado. De povoado, com uma pequena capela e pouco mais de 30 casas no início de 1870, a cidade mais influente da região do Cariri alcançou um dos maiores crescimentos urbanos da história do Ceará.

O historiador Paulo Roberto Fernandes explica que a força do Padre Cícero nesse processo relegou a segundo plano o médico baiano Floro Bartolomeu, que teve grande influência na condução dos rumos da política local, principalmente após 1911. Segundo ele, Floro mantinha relações muito estreitas com Padre Cícero, o que possibilitou aumentar progressivamente seu poder no Cariri e no Ceará.

Por: Wilson Melo
 www.cidadeurgente.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário