sexta-feira, 15 de junho de 2012


TERÇA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2011

A imprensa no Juazeiro

Centenário de Juazeiro do Norte # 34
 Todos sabem da importância da imprensa, tanto pro bem quanto pro mal. E em Juazeiro, o Jornal "O Rebate"[com primeira edição de julho de 1909] teve uma relevância fundamental na emancipação deste município. Pioneiro na imprensa, “O Rebate” teve sua primeira edição relançada em 2009 e marcou o início dos festejos do centenário.
A imprensa de Juazeiro é tratada com muito zelo e faz parte das pesquisas de Renato Casimiro e Daniel Walker, e foram apresentadas em uma exposição no Centro Cultural Banco do Nordeste, também em 2009.
Estou relembrando o fato para destacar a importância da imprensa para a nossa cidade e também por estarmos orgulhosos em fazer parte dessa história. Quando recebemos o folder da exposição e descobrimos "O Berro" e o "Guia Cultural" em sua catalogação, vimos que nossos esforços eram válidos, não só por esse registro, mas por todo o incentivo que recebemos de amigos e pessoas que cobravam o nosso retorno. O resultado é este blog, feito com nosso carinho e dedicação para todos.



E além de "Enquanto o garçom não vem", "Sovaco de Cobra", "Gota Serena" e centenas de outros informativos, relembramos nossos contemporâneos: a revista “Geral”, que junto com “O Berro” produziu, além dos seu impressos, eventos alternativos na região; e o "Quatro", que ainda hoje veicula suas poesias e matérias nos espaços comerciais de Juazeiro.



Para saber um pouco mais sobre a pesquisa de Renato Casimiro e Daniel Walker, clique aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário